Image

INSTITUIÇÃO

OBRA KOLPING PORTUGAL

Obra Kolping de Portugal, 29 anos ao serviço do Homem e da Sociedade. Um fundador, Uma obra, Uma associação comprometida na luta contra a pobreza e exclusão social.

 

Instituição Obra Kolping

A Obra Kolping de Portugal fica localizada na Quinta da Cruz Alta, em Lamego, a 500 metros do centro daquela a que apelidam de Florença portuguesa. Situa-se a 12 km da cidade da Régua, importante cidade do Douro, Património universal da UNESCO.

A Obra Kolping de Portugal foi fundada em 1986 e está implantada em 4 dioceses (Bragança, Vila Real, Lamego e Portalegre), formando 50 grupos denominados Famílias Kolping e conta com 2.025 sócios. É uma IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social, de utilidade pública, com o registo N.º 71/89, na Direção Geral da Segurança Social e Entidade Formadora Acreditada pela DGERT com o N.º 783.

A Obra Kolping de Portugal é uma Associação de Cristãos comprometida na ação, baseada na Doutrina Social da Igreja, fundada em 1849 pelo sacerdote Adolfo Kolping, um dos precursores da Encíclica "Rerum Novarum" e um dos maiores reformadores sociais do século XIX.

É uma instituição pioneira no desenvolvimento da ação social, destacando-se na formação profissional, dotando o Homem de qualidades que lhe permitam lutar contra a pobreza e exclusão social.

Objetivos Operacionais

Expandir o Ideal e Obra de Adolfo Kolping Promover e Intensificar o Programa da Obra Kolping de Portugal;
Incentivar a formação das pessoas, com vista ao seu auto desenvolvimento;
Desenvolver os princípios da solidariedade e subsidiariedade;
Defender a Família como célula vital da sociedade, contribuindo para a sua formação;
Sensibilizar as populações, a atuarem na sociedade como elementos ativos, comprometendo-se tanto a nível púbico como particular, na construção de um mundo mais humano e mais justo;
Promover ações concretas de solidariedade junto das populações mais carenciadas, nomeadamente na habitação, na saúde e no apoio aos idosos e crianças.


Valores

Preparar os seus associados a serem cristãos autênticos no mundo e afirmarem-se na profissão, no matrimónio, na família, na igreja e na sociedade.
Defender a família como célula vital da sociedade, contribuindo para o seu bem-estar social e incentivando-a a tornar-se cada vez mais forte e coesa.
Proporcionar conhecimentos e técnicas para que o Homem enfrente com sucesso e competência as novas exigências profissionais e sociais atuais.
Desenvolver ações de formação que permitam a qualificação do Homem e o desenvolvimento da sociedade.
Mentalizar os indivíduos, sócios ou não da Obra Kolping, a atuarem na sociedade como elementos ativos a assumir compromissos nos serviços públicos e privados, empenhando-se na construção de um mundo mais justo e humano.


Missão

Formação de cristãos autênticos, trabalhadores competentes, pais responsáveis e cidadãos conscientes.

Política de Qualidade

A Direção da Obra Kolping de Portugal define a sua Política da Qualidade segundo os seguintes parâmetros:
Cumprir todos os requisitos legais aplicados às atividades e serviços prestados. Satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes/ utentes e outras partes interessadas, controlando a conformidade dos processos (práticas e registos) e melhorando a sustentabilidade da organização.
Adequar as capacidades dos colaboradores da Obra Kolping de Portugal às necessidades dos clientes.
Garantir um controlo eficiente e eficaz na aquisição dos serviços externos, nomeadamente de formadores, de forma a assegurar um elevado grau de qualidade do serviço prestado.
Adequar as infra-estruturas técnicas e organizativas de acordo com a evolução do mercado formativo e das áreas de educação e formação em que atua. Gerir eficazmente o sistema de gestão de qualidade, a segurança e higiene no trabalho, assim como, a segurança alimentar.
Promover uma parceria contínua com outros agentes e instituições locais, regionais e nacionais, de forma a prestar serviços sociais, formativos e comunitários, ajustados à população que servimos.

Formação de cristãos autênticos, trabalhadores competentes, pais responsáveis e cidadãos conscientes.

“Mudar o homem, é mudar a sociedade” (Adolfo Kolping). Formar cidadãos fiéis ao ideal do Fundador Beato Adolfo Kolping, que transformem a sociedade envolvente tornando-a mais justa e humana.

 

Visão

“Mudar o homem, é mudar a sociedade” (Adolfo Kolping). Formar cidadãos fiéis ao ideal do Fundador Beato Adolfo Kolping, que transformem a sociedade envolvente tornando-a mais justa e humana.

Obra Kolping

Lamego

Obra Kolping

Lamego

VISITE O NOSSO SITE

www.kolping.pt

Obra Kolping Portugal
Obra Kolping Portugal

VISITE O NOSSO SITE

www.kolping.pt