Oficina - Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

No próximo dia 25 de novembro assinala-se o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. Esta data foi instituída pela Resolução 52/134 da ONU com o propósito de alertar para este grave problema.


A violência contra as mulheres e doméstica é uma grave violação dos direitos humanos e uma forma de discriminação com impacto não apenas nas vítimas, mas na sociedade no seu conjunto. Por isso, em agosto de 2014 entrou em vigor a Convenção do Conselho da Europa para a Prevenção e o Combate à Violência contra as Mulheres e a Violência Doméstica (Convenção de Istambul) - esta exorta o Estado Português à adoção de políticas públicas conducentes à erradicação da violência contra as mulheres e violência doméstica, o que se traduz em medidas específicas em várias dimensões.

Assentando o capítulo III desta convenção na questão da Prevenção, destaca-se o art.13º, que estimula as Partes a promover ou conduzir regularmente e a todos os níveis, campanhas ou programas de sensibilização, no sentido de fomentar a consciencialização e compreensão por parte do grande público das diferentes manifestações de todas as formas de violência cobertas pelo âmbito de aplicação deste documento, das suas consequências para as crianças e da necessidade de prevenir tal violência.

Neste sentido, o Lamego Com_Tigo quis assinalar esta data com uma oficina no âmbito da atividade 34 do Eixo 2 - “Igualdade de Género”. Esta será direcionada a famílias, e visa essencialmente desconstruir preconceitos e informar a população alvo acerca das especificidades da violência exercida contra as mulheres, nomeadamente a violência doméstica, sensibilizando para a importância da denúncia, e do papel ativo de todos na prevenção destes fenómenos.