Debate “Alterações Climáticas – Preparar o Futuro”

Sabemos que as Alterações Climáticas são das maiores ameaças do século XXI, com efeitos nefastos e transversais a diversas áreas da sociedade. Está na hora de levar a sério os seus danos e alertar os jovens para isso mesmo. Assim o CLDS4G Lamego Com_Tigo, em parceria com o Município de Lamego, dinamizou, junto dos jovens do concelho, um Debate intitulado “Alterações Climáticas – Preparar o Futuro” tendo como foco perceber em que medida as alterações climáticas afetam o seu futuro.

Destinado aos jovens do concelho, esta iniciativa foi realizada no Teatro
Ribeiro Conceição, tendo como participantes os alunos do Agrupamento de Escolas Latino Coelho e do Colégio de Lamego. Contou com a intervenção de vários oradores, nomeadamente: a Dra. Andreia Hoffmann, do Parque Biológico da Serra das Meadas, que abordou a atividade humana que provoca emissão de gases com efeito de estufa e as alterações climáticas-aquecimento global e como consequência aumento de catástrofes naturais; a Engenheira Marisa Lima, Técnica da Resinorte, que abordou de que forma é possível implementar a gestão ambiental na sociedade de hoje em dia, alertando para o todo o lixo que é depositado nas ETAR´s; e o Engenheiro José Correia Alves que abordou o quão difícil tem sido assegurar a qualidade da água nos últimos anos, bem como todo o processo na recolha e tratamento de águas residuais. Contou ainda com a participação da Dra. Catarina Ribeiro, Vice-Presidente do Município de Lamego, no papel de moderadora do referido debate.

Os intervenientes, alertaram os presentes, que está na hora de levar a sério os danos causados pelas alterações climáticas. Estas, são uma ameaça gigante para o bem-estar da sociedade e as ameaças são cada vez mais reais, depende de todos e de cada um manter a nossa casa saudável.

Foi um debate dinâmico, oferecendo a todos os participantes um vasto leque de conhecimentos sobre o que devem fazer para ajudar o planeta.

Recorde-se que o “Lamego Com_Tigo” é cofinanciado pelo PO ISE, Portugal 2020 e União Europeia, pelo Fundo Social Europeu, tendo como organismo intermédio o Instituto da Segurança Social. A Obra Kolping de Portugal é a promotora do projeto, tendo o Município de Lamego como parceiro.